1. Legalização da propriedade do imóvel
A regularização de imóveis garante a propriedade legal desse perante a prefeitura. Ou seja, o proprietário possui a total liberdade para fazer o que desejar com seu imóvel. Uma vantagem e tanto para quem tem planos futuros para sua propriedade.
Assim, com a regularização em mãos, o proprietário fica livre para vender, reformar e financiar sua residência. Caso contrário, o processo pode não obter sucesso e, mesmo se der certo, o valor do imóvel para venda e financiamento pode reduzir consideravelmente.
Ao contrário, o proprietário fica exposto a regularizar urgentemente seu imóvel quando for necessário, o que complica muito sua situação visto que este não é um processo básico e curto, principalmente para emissão da documentação com a prefeitura.
2. Capacidade de reformas e ampliação da construção
É muito comum conhecer alguém que deseja aumentar o conforto de seu imóvel. Sempre conhecemos parentes ou amigos que estão descontentes com sua residência ou comércio. Portanto, essa é uma das opções mais selecionadas quando o assunto de trata de mudanças.
Para realizar reformas ou ampliar o seu imóvel exige-se que o mesmo esteja devidamente regularizado com a prefeitura, ou seja, somente com a documentação legal será possível realizar as mudanças desejadas. O não comprimento dessa exigência pode resultar no impedimento da obra e até mesmo em uma multa.
Além disso, o projeto de digitalização é necessário para que o proprietário execute uma reforma ou ampliação de forma adequada. Com ele, um engenheiro é capaz de desenvolver um outro projeto para a obra planejada, garantindo que a mesma seja feita corretamente e apresente a melhor solução para o proprietário, seguindo as normas exigidas pelos prefeitura de sua cidade.
3. Permissão para comércio
Podemos encontrar, atualmente, dezenas de estabelecimentos que vêm sendo interditado por diversos motivos. Dentre esses, destaca-se a falta de higiene sanitário, o não-atendimento dos requisitos do corpo de bombeiros, o comércio de produtos ilegais, entre outros.
Se você pensa em utilizar um de seus imóveis para fins comerciais é necessário que esses estejam regularizados com a prefeitura. Caso contrário, o seu imóvel está irregular e, portanto, incapacitado de comercializar produtos e serviços.
Essa ação deve-se ao fato de que os imóveis comerciais causam um certo impacto na região. Portanto, para instalação, é necessário um estudo de impacto na vizinhança que garantem a comercialização. Dessa forma, abrir um imóvel desse requisita uma regularização.
4. Economia Financeira
O gasto com o seu próprio imóvel é uma das maiores preocupações para os brasileiros. Como se já não bastasse os impostos elevados, conta-se também com penalidades por não seguir diretrizes que, em muitas das vezes, não tem-se a noção do que seja.
A partir da validação da regularização de seu imóvel, você está legalizado com a prefeitura, como já citado anteriormente. Dessa forma corta-se o risco de tomar multas com valores elevados em caso de denúncia por alguma irregularidade. Em alguns casos mais extremos, a construção pode ser até demolida.
É possível destacar também a queda de valor do IPTU para quem possuir seu imóvel regularizado. Além da área construída e da região, uma alíquota é adotada no cálculo do IPTU, a qual assume um valor menor se o imóvel estiver legalizado com a prefeitura. Portanto, vale destacar a economia financeira obtida com a regularização de imóveis.